História

      Casa do Cavaleiro

     Esta casa, assim como a contígua, Casa da Eira da Lage, foi construída  pelo Reverendo Manuel Alves, nos inícios do Século XIX, para sua  residência, visto na altura não existir casa paroquial na Vila de Soajo. Após  a morte do Padre Manuel Alves, em 14 de Janeiro de 1862, com a idade de  84 anos, foi deixada em testamento a João Alves, casado com Teresa de  Jesus Gonçalves Lage, permanecendo  nesta família durante inúmeras  décadas.

     Na década de 40 do século passado, o seu proprietário, Manuel  Cavaleiro, converteu parte do piso inferior em taberna, mais precisamente,  o espaço onde hoje se situa o quarto com as duas caminhas de ferro. Esta  taberna tinha a particularidade de ser o ponto de encontro dos homens da  vila, a exemplo da Casa do Povo nos nossos dias. Era aqui que jogavam à  sueca e onde se lia o jornal em voz alta, pois grande parte dos homens já  não tinham as faculdades visuais necessárias para a leitura e, desta forma,  tinham acesso ás notícias.

      Esta casa só deixou de ser dos descendentes directos do Padre Manuel  Alves em 2000, altura em que os actuais proprietários a adquiriram para  converter em unidade de Turismo de Aldeia.